segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Você sabe quais são os dois principais fundamentos do lamarckismo e por que as ideias de Lamarck sobre a evolução biológica não são aceitas atualmente?

A teoria de Lamarck afirmava que: “se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ela”. Ela se baseava em duas leis que serviam de base para a teoria, uma delas era: os seres vivos haviam evoluído de microorganismos simples, originados de uma matéria não viva, para um organismo mais completo, se evoluindo para um nível de complexidade e perfeição cada vez maior. E a segunda era: “uso e desuso”, que seria uma mudança em alguns órgãos que alterariam características do corpo, que seriam transmitidas para a próxima geração.

Porém, anos depois essa teoria foi questionada pela nova teoria de Charles Darwin. Ela afirmava que a evolução dos seres vivos se dava pelo processo de “seleção natural”, esse processo constituía em: variações surgidas por acaso, e se essas variações se tornassem aptos aos organismos, este sobreviveria dando origem aos descendentes atuais. Hoje em dia apenas a teoria de Darwin é aceita, chamada de “Teoria da evolução sintética”.


Imagem: Reprodução/ internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário